Pesquisa

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Método Básico de Meditação


O post de hoje é baseado no livro "O Método Básico de Meditação" de Ajahn Brahmavamso; que utiliza-se do método Bhavana, ensinado pelo Buda. São sete passos que devem ser galgados para se chegar ao Jhana.

Espero que o post seja útil àqueles que querem começar a praticar a meditação.


  • Atenção ao momento presente
A meditação deve começar com o "espírito" correto, isso é, com o espírito de renúncia. Alguém não disposto a reconsiderar pensamentos e valores, não conseguirá atingir os estágios mais profundos do método proposto. A ideia deste passo é que o meditador "abandone" seu passado, tornando-se assim um ser sem história, e busque não antecipar o futuro. Enquanto a mente continuar a pensar quanto tempo falta para acabar a meditação ou o quanto já passou, este passo não é alcançado.

  • Atenção silenciosa no momento presente
Aqui, o objetivo é calar a voz interior que é presa a conceitualização. Ou seja, todos as definições que se acumularam ao longo de nossa experiência devem ser esquecidas. Conceitos de beleza, tamanho, bondade e maldade, por exemplo, são vazios, apenas convenções ilusórias, sem base real. Existe um rápido instante de silêncio entre cada pensamento que deve ser capturado e, num exercício mental, cada vez mais amplificado.

  • Atenção silenciosa da respiração no momento presente
Focar na respiração. Procurar não controlá-la, não interferir; sentindo a inspiração e a expiração em cada uma de suas fases. Este estágio é alcançado sem "forçar a barra" e visa unificar a mente, o momento e o silêncio.

  • Plena atenção ininterrupta na respiração
Esta fase deve acontecer espontaneamente, tentar manipulá-la é retroceder ao passo anterior. Agora a noção de início, meio e fim da respiração não é mais percebida e não existe mais a dualidade entre a respiração e o ser que respira.

  • Plena atenção ininterrupta na respiração bela
A sensação bela da respiração deve ser experimentada esquecendo-se de sua origem, ou seja, deve-se ignorar que este passo foi atingido através do anterior. Assim, apenas o "belo" é vivenciado. Em analogia, seria como admirar um sorriso sem lábios, sem origem ou sem rosto.
Neste estágio a mente é liberada do mundo dos 5 sentidos.

  • Nimitta
É possível identificar um Nimitta segundo as seguintes características:
  1. Aparece apenas depois do quinto estágio, após o meditador ter estado com a respiração bela por muito tempo;
  2. Surge quando a respiração "desaparece";
  3. Surge com a completa ausência dos 5 sentidos (visão, audição, olfato, paladar, toque);
  4. Se manifesta apenas na mente silenciosa, quando o pensamento discursivo (diálogo interior), estiver totalmente ausente;
  5. É estranho, mas com poderosa atração;
  6. É um "objeto" que possui beleza singela.
É comparado no livro ao passageiro (meditador) que se deixa guiar pelo motorista (meditação) sem mais dar palpites. Este passo só é conseguido quando não há mais nenhum apego, inclusive apego ao próprio Nimitta. Portanto, não desejar o Nimitta é o primeiro pré-requisito para se conquistá-lo.

  • Jhana
No Nimitta o fazedor está em silêncio, mas ainda existe; no Jhana, até mesmo algo tão pessoal quanto a volição é congelada. O Jhana ocorre quando se há plena confiança no Dharma (ver noções básicas do budismo), manifestando-se através de uma clara unicidade de percepção - uma experiência não dualista que permanece inalterada por algum tempo.

Empecilhos para o Jhana:
  1. Exultação, quando o meditador pensa algo como "uau, é isso aí";
  2. Temor - medo de deixar o eu e suas vontades para trás.
Assim Buda definiu o Jhana:
"Para aquele que se entrega a Jhana, quatro resultados podem ser esperados: entrar na correnteza, retornar uma vez, não retornar ou o status de Arahant"
Pasadika Sutta - DN 29.25

Enfim,durante a meditação o processo de abandono gradual e sucessivo é algo temporário e serve como ferramenta, meio hábil, para que na etapa final do treinamento, através do completo desapego, a mente alcance um estado de completa libertação e extinção do sofrimento. Para mais informações, acesse o livro completo, clicando aqui!

3 comentários:

  1. Ótima matéria, excelente resumo. Com tua permissão vou divulgá-la em meu blog.

    _/|\_

    ResponderExcluir
  2. Hi! This iѕ my first visit tο уоur blog!
    We are a grouρ οf ѵolunteers аnd ѕtartіng a new projeсt in a community in the
    same nісhe. Your blog provided us bеneficial infoгmation to work on.
    Yοu have done a extraordinary job!

    My ѕite ... http://www.sfgate.com

    ResponderExcluir