Pesquisa

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pontos Fundamentais do Budismo

Este texto, escrito pelo Ven. Dharmananda Mahacarya da Tendai Hokke Ichijo-Ryu, estabelece os pontos doutrinários fundamentais dentro da instituição, ou seja, é um guia muito bem embasado de como se praticar o Budismo, um exemplo a ser seguido pelas demais ramificações desta religião.


1- O Budismo é um Caminho Humano, concebido por seres humanos e voltado para a realização plena do ser humano. Não é uma religião dita ‘divina’, não adora deuses ou deus, nada pede para eles, não se pronuncia sobre sua existência ou inexistência, não trata de fatos tidos como ‘sobrenaturais’, doutrinas inobserváveis, deuses ou deus, existência de fantasmas, vida após a morte, espíritos ou qualquer coisa do gênero. (vide Cula-Malunkyovada Sutra – As Curtas Instruções para Malunkya – Majjhima Nikaya 63 – Chuangonkyô 221)

2- O Budismo não se presta a fins supersticiosos como trazer boa sorte, fortuna, curas ou influenciar por meios mágicos o destino da vida humana ou os fatos pertinentes a ela. As escrituras budistas condenam veementemente tais práticas chamando-as de tiracchana-vijja – artes inferiores (vide Brahmajala Sutra – Digha Nikaya 1).

Venerável Mestre Chih-I (Tendai Daishi)

3- O Buda histórico, Shakyamuni, não era um deus, nem um ser divino, nem um enviado, nem um profeta. Era um homem como qualquer outro que, através de uma profunda meditação e do cultivo vigoroso da autodisciplina, atingiu um estado superior de consciência, proclamando aos outros os ensinamentos advindos dessa condição. Os Budas não históricos, também chamados de Budas Míticos, tais como Vairochana, Amitabha, Bhaisajya, Ratnasambhava, Amoghasiddhi etc., são símbolos dos estados despertos da Consciência (vide Mahavairocana Sutra), não deuses ou seres divinos que devem ser adorados ou que pairam em outra dimensão e que podem “ouvir preces”. No Budismo não há preces, rezas ou orações. As palavras recitadas são meditações que trazem à tona os ensinamentos do Buda. Os mantras são sons que visam induzir um estado límpido de concentração e facilitar o insight.

4- O Budismo é um Caminho de intensa autodisciplina, reflexão e introspecção que visa conduzir os seres humanos à plenitude da consciência através da conduta moral virtuosa e de um regime vigoroso de controle e observação da mente.

5- O Budismo proclama que todos os fenômenos são impermanentes (anitya sarvasamskarah), que todos os fenômenos são desprovidos de essência real (anatmanah sarvadharmah) e que todos os fenômenos enquanto percebidos são caracterizados pelo sofrimento (duhkhah sarvasamskarah). O Nirvana – Iluminação – é a tranquilidade da cessação do sofrimento (santam nirvanam). Isso é chamado de Dharma-Mudra ou Selos do Dharma.

6- O Budismo proclama que todos os fenômenos estão submetidos à Lei da co-produção condicionada ou da originação interdependente (pratitya-samutpada).

7- A Ordem Tendai Hokke Ichijo-Ryu, proclama a equivalência de todas as práticas verdadeiramente budistas, vendo-as como um veículo único (Ekayana/Ichijo), cujas diversas facetas são meios hábeis (Upaya/Hôben) para atingir a todos os seres.

Venerável Mestre Saicho (Dengyo Daishi)

8- A Tendai Hokke Ichijo-Ryu pratica tanto o Budismo Exotérico (Kengyô) quanto o Esotérico (Mikkyô), adotando o sistema “Kenmitsu-Taisei”, tendo-os como equivalentes e transmitindo essencialmente os mesmos ensinamentos em um todo coerente.

9- A base doutrinária da Tendai Hokkê Ichijô-Ryu é a Tradição Tendai tal qual transmitida desde Hui wen (550-577), Hui ssu (514-577), de Chih-i (531-597) (denominado por nós Tendai Daishi), Kuan-ting (561-632), Chan-jan (717-782), Tao-sui, Hsing man (c. 786), de Saicho (767-822) (denominado por nós Dengyô-Daishi), Ennin (794-864) (Jikaku Daishi) e demais patriarcas ortodoxos da Tradição Tien-Tai Fa Hua/Tendai Hokke, bem como os transmissores dos ensinamentos esotéricos como Dharmagupta (Darumakikuta), Subhakarasimha (637-735) (Zenmui), I-ling, I-hang, Vajrabodhi (671-741) (Kongochi), Amoghavajra (705-774) (Fuku), Shun-hsiao (Jungyo) e demais patriarcas do Mikkyô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário